Le Socian

    A amizade é controversa, mas paciente. Quando você e algumas pessoas viram um bando, literalmente um bando, acontecem coisas de fora pra dentro e de dentro pra fora que você jamais conheceria andando sozinho através da madrugada contando lajotas. Descobrem-se sentimentos. Aprende-se a lidar com a intensidade das coisas. Vê-se poesia na filosofia. Questiona-se a vida. Se aceita a morte. Acende-se a arte, e essa, que agora se encontra marginalizada por mim mesmo, que lutava para defender seu valor da forma que podia, preenche a existência com a verdade, a inútil verdade da vida. Arte, o retrato mais fiel possível da realidade.
    Um bando que foi, sempre será. O bando é um grupo baseado no comunismo, não explícito, mas implícito, imperceptivelmente implícito. Talvez tenha chegado um ponto em que o grupo tenha se tornando um limite para os indivíduos, para a expansão e para a expressão pessoal dos indivíduos. Num bando não se pode ir para o lado esquerdo ou direito sem todos irem junto. Então ou se limita, ou se separa. E seres humanos como aqueles jamais se limitariam por muito tempo. Separados tiveram espaço para degustar da liberdade individual, e crescer como pessoa buscando os horizontes que antes lhes estavam, de certo modo, inacessíveis devido as ligações, já desgastadas, formadas num passado que já não condizia mais com o presente.
    Mas a vida é estranha! Sozinho, buscando seu espaço, às vezes tudo parece estar correndo bem, indo pelo caminho certo, para um rumo certo, mas, mesmo assim, de certa forma, você sente como se aquela não fosse a sua vida; como se aquele não fosse você. É o vazio que se instala nos dias. Não se sabe mais se passou um dia, ou se foram semanas, a rotina já te assegurou a incapacidade de ver a utilidade e sentir o prazer da luta vã. A rotina preencheu teu vazio com o ócio, e sussurra para você "Acomode-se, meu rapaz! Acomode-se..." Mas e quando você sabe que és um daqueles que não se acomodaria nem aos berros? Faz-se o quê?
      Munido de saudade e esperança, tenho fé; e espero.