O que eu ganho e o que eu perco, ninguém precisa saber

Quando ouço as pessoas bradarem suas ambições, quase sempre exclusivamente materialistas, não torço para que seus plano dêem errado e elas não alcancem o que tanto almejam; na verdade nem penso nisso, pelo contrário, acredito que vão acabar conseguindo a caminhonete gabine dupla, suas centenas de cabeças de gado, uma conta recheada no banco e uma fazenda com piscina e picanha e cerveja todo Domingo. Mas estes discursos me incomodam muito. Muito mesmo. Porque estão carregados de muita coisa imunda, e eu não vou ficar aqui dizendo o que há de imundo nisso, pois se você não vê por si só, eu não vou mostrar à você. Simplesmente porque não terá a mesma intensidade, a mesma mágica e a aquela sensação única de descobrir algo novo e verdadeiro por si só. Lembro-me quando descobri Fernando Pessoa e aquela sensação naquela tarde de inverno mudou minha vida para sempre. Mas voltando à imundicie, bom, existe muita imundicie no mundo, mas para cada coisa fétida exista algo extraordináriamente lindo, não tenha dúvida, e eu demorei um certo tempo para descobrir isso. A imundície, neste caso específico, está no fato de que existem pessoas - e eu as vejo todos os dias - que não alcançaram tais conquistas materias, na verdade não chegaram nem perto disso. São pessoas que tem calos no corpo, tem as unhas sujas de graxa, outras vezes terra. São pessoas às quais não foram dadas iguais oportunidades, nem iguas condições. São pessoas às quais ninguém, nesta porcaria de sociedade, ensinou nada que pudesse ajudá-las de verdade, pessoas às quais sobrou apenas o amparo de deus, que é só a falsa promessa, a ilusão, de que depois que vier a morte, algo bom os compensará. E aí está uma boa coisa na religião, a entrega de uma falsa esperança aos desnorteados deste mundo doente. E se estes pobres diabos não tem conquistas como as que vós queres ter, o que são então? A escória? A derrota personificada? O lixo andante e trôpego? Apenas por não terem tido ambição suficiente? Ou não terem agarrado as oportunidades que para vocês pareciam impossíveis de se deixar passar? O mundo é uma bola maior do que a sua cabeça miúda e sabichona, e a vida é mais do que um carro que você tem que dar o cu pra poder ter. Então, por favor, pare de me atazanar dizendo o que você quer ter, por que a mim não interessa. E se te ofender o discurso de alguém que não compartilha dos seus valores, o que geralmente ocorre, pau no seu cu.