Morte desnecessária

Hoje, um amigo me contou uma fatalidade; algo realmente trágico e triste. Um rapaz de vinte e poucos anos, que se formaria em medicina daqui à poucos meses morreu em um acidente de carro. As duas últimas coisas que ele fez foram tirar as fotos para sua formatura, e ir visitar o pai, no dia dos pais. Na volta, para fazer seu plantão no pronto socorro, bateu o carro em um caminhão, e faleceu. Este meu grande amigo, terminou dizendo: morte desnecessária.

Isto me fez pensar.

Estamos todos cientes da iminência da morte. Estamos todos datados, mas nenhum de nós sabe a data; mas sempre agimos como se a data estívesse longe, como se o fim estivesse na velhice, como se fôssemos jovens, sempre jovens, sempre imunes. Os descuidos, as más decisões, as atitudes inconsequentes são sempre respaldadas por um pensamento irracional, como se fôssemos de fato imunes às consequências. As consequências podem ser adiadas, mas dificilmente eliminadas.

Mesmo certos da morte, certos do perígo, agimos, muitas e muitas vezes como completos irracionais, completos imbecis. Quem nunca dirigiu de cara cheia? Quem nunca se achou mais valentão por estar sem o cinto? Não sei se era o caso do jovem que citei. Mas não interessa. Quem nunca colocou a própria vida, e a de terceiros, em risco por pura e completa irracionalidade? Eu já fiz isso! Diversas vezes. Muito provavelmente farei várias besteiras de novo. Não estou aqui pra botar o dedo na cara da sociedade. Estou aqui pra dizer que você não sabe se verá o mundo amanhã. Ninguém sabe.

A morte não bate na porta, ela simplesmente entra. Em todas as casas. A qualquer hora. Por isso, meu caro, não espere demais para tomar decisões importantes. Você quer ser médico? Você quer ser músico? Você quer pagar suas contas? Você quer largar o cigarro? Você precisa de um chuveiro mais quente? A pia entupiu? Acabou a margarina? FAÇA ALGUMA COISA! Mexa-se. Você não é tão jovem quanto pensa. Sua vida não é tão longa, afinal. Tome decisões. Siga adiante.

Se você quer fazer alguma coisa, a hora é essa. Se você tem algo à melhorar, faça por onde. Se você tem algum plano pendente, você sabe o que fazer. Não tenha medo de tomar decisões importantes agora; agora é a hora. Diga as pessoas que você às ama. A morte não precisa ser necessária para te calar; para sempre.