Sonho é destino - Parte IV

          Estuda-se o desenvolvimento humano pela evolução do organismo e sua interação ambiental. A evolução do organismo começa com a evolução através do hominídeo até a evolução do homem, o Neanderthal, o Cro-Magnon. Ora, o que temos aqui são três eixos: O biológico, o antropológico, o desenvolvimento das culturas, ou cultural, que é a expressão humana. O que se viu foi a evolução de populações, não de indivíduos. Pense na escala temporal em questão. A vida tem dois bilhões de anos, o hominídeo, seis milhões. A humanidade, como a conhecemos hoje, tem 100 mil anos. Percebe como o paradigma evolutivo vai se estreitando? Quando se pensa na agricultura, na revolução científica e industrial são apenas 10 mil anos, 400 anos, 150 anos. Vê-se um estreitamento crescente da temporalidade evolutiva. À medida em que entramos na nova evolução ela se estreitará ao ponto em que a veremos no curso de uma vida.
          Há dois novos eixos evolutivos, vindos de dois tipos de informação: O digital e o analógico. O digital é a inteligência artificial. O analógico resulta da biologia molecular e da clonagem. Une-se os dois com a neurobiologia. Sob o antigo paradigma, um morreria, o outro dominaria. Sob o novo paradigma, eles existem como um grupamento cooperativo e não-competitivo, independente do meio externo. Assim, a evolução torna-se um processo individualmente centrado emanando do indivíduo, não um processo passivo onde o indivíduo está sujeito ao coletivo. Produz-se, então, um neo-humano com uma nova individualidade, uma nova consciência. Esse é apenas o começo do ciclo. À medida que ele se desenvolve, a fonte é esta nova inteligência. Enquanto as inteligências e as habilidades se sobrepõem a velocidade muda até atingir-se um crescendo. Imagine, uma realização instantânea do potencial humano e neo-humano. Isso pode ser a amplificação do indivíduo, a multiplicação de existências individuais paralelas onde o indivíduo não mais estaria restrito pelo tempo e pelo espaço. E estas manifestações desta neo-humana evolução poderiam ser dramaticamente imprevisíveis.
          A antiga evolução é fria, é estéril. É eficiente. Suas manifestações são aquelas da adaptação social. Trata-se de parasitismo, dominação, moralidade guerra, predação. Essas coisas ficarão sujeitas à falta de ênfase e de evolução. O novo paradigma nos daria as marcas da verdade, da lealdade, da justiça e da liberdade. Estas seriam as manifestações desta evolução. Isso é o que nós esperamos.

Fonte: Waking Life (2001)